sexta-feira, 22 de abril de 2011

Voluntariado para a Cooperação – O que é?

Muitas vezes, ouvimos a palavra voluntariado, mas nem todos sabem o seu total significado.

Entende-se por Voluntariado para a Cooperação a acção daqueles que agem de livre vontade, sem remuneração, em benefício de terceiros de Países em Desenvolvimento, no quadro de um programa de voluntariado de uma determinada organização promotora.


É dar um pouco de si sem esperar nada em troca, pois a vontade de ajudar existe. Não procuram prestígio, reconhecimento, um ordenado, querem apenas ajudar os outros, pessoas que necessitam de ajuda.


Ao tornarmo-nos voluntários estamos a assumir um compromisso com uma organização promotora de voluntariado na qual se desenvolvem acções de voluntariado em prol dos indivíduos, famílias e comunidades. Estamos desde modo a comprometermo-nos, de acordo com as nossas aptidões e tempo livre.


O voluntariado assume dois tipos:

  •  A nível nacional, apoiando através do território nacional as organizações que desenvolvem acções a nível nacional ou internacional; 
  •   A nível internacional, quando existe uma deslocação para o exterior para ajudar;

Ao sermos voluntários estamos inevitavelmente a cooperar, pois estamos apoiar, quer seja comunidades, regiões ou países. E nesse sentido estamos a cooperar para o desenvolvimento daqueles que têm dificuldades, que são mais pobres.


Hoje em dia e cada vez precisamos de cooperar, pois não estamos num período fácil. De dia para dia surgem novos pobres, pessoas que tinham um bom nível de vida mas que agora passam por elevadas dificuldades.


Assim,
“muita gente pequena,
fazendo muitas coisas pequenas,
em muitos lugares pequenos,
pode mudar o mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário