sexta-feira, 22 de abril de 2011

Os Objectivos do Milénio


Imagine um futuro em que:

  • ... não exista pobreza nem fome.
  • ... todas as mães tenham saúde, as crianças não morram desnecessariamente e doenças como a tuberculose, a malária e o VIH/SIDA não existam.
  • ... todos os meninos e meninas completem o ensino básico e todos os homens e mulheres tenham oportunidades iguais.
  • ... o ambiente esteja recuperado de longos anos de exploração e poluição e os pais tenham orgulho de o entregar aos seus filhos.
  • ... a família global de nações e instituições esteja unida e em paz e as pessoas trabalhem em parceria, com eficiência e solidariedade, para eliminar a injustiça e o sofrimento do mundo.
Fonte: Declaração do Milénio das Nações Unidas (Adaptado)


      Os Objectivos do Milénio nasceram das grandes conferências internacionais dos anos 90 sobre a População, Ambiente, Género, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e as suas metas deveriam ser alcançadas em 2015. Contudo um longo caminho ainda está por fazer. No entanto, um grande passo já foi dado, pois cada vez mais a consciência das pessoas luta por estes objectivos, tornando-se em alguns casos, os seus próprios objectivos...

       As ONG’s têm desempenhado um papel fundamental num exercício de cidadania activa. Os voluntários fazem parte deste papel fundamental, pois lutam pela integridade das pessoas, pelo seu bem estar.
       Se saber é poder, porque não dar um pouco do nosso saber. Por pouco que seja, estamos a dar o nosso contributo.

       Temos de por de parte o egoísmo predominante e ser solidários…

Sem comentários:

Enviar um comentário