domingo, 30 de janeiro de 2011

4ºObjectivo do Milénio – Reduzir a mortalidade Infantil

Meta: Reduzir em dois terços a mortalidade das crianças com menos de cinco anos.

A sobrevivência de uma criança não deveria depender do local onde nasce, mas essa é a realidade de milhões de crianças: 99% das mortes de menores de cinco anos regista-se em países de rendimento baixo ou médio, sobretudo no subcontinente asiático e na África Subsariana - que conta com cerca de 50% do total de mortes infantis a nível mundial.
Também nos países mais desfavorecidos, os mais pobres são os que mais sofrem: as possibilidades de uma criança morrer antes dos 5 anos aumentam significativamente quanto maior for o nível de pobreza da família.

Soluções para reduzir a mortalidade infantil:


Situação Actual...




·         Os progressos médicos e a produção de alimentos no mundo permitiram reduzir subs-tancialmente a mortalidade infantil em todo o planeta.
·         A imunização contra o sarampo aumentou 70% e preveniu a morte de milhões de crianças provocada por esta doença letal.
·         Em 2008, a vacinação cobriu 81% das regiões em desenvolvimento. Houve uma redução de 733 000 mortes em 2000 para 164 000 em 2008.
·         No mundo, a mortalidade de crianças baixou de 12,5 milhões para 8,8 milhões por ano, de 1990 até 2008. Isto salva 10 000 crianças por dia, contudo ainda restam milhões de crianças a salvar da fome e das doenças nos países em desenvolvimento.
·         Os maiores progressos registaram-se no Norte de África, na Ásia Oriental, na América Latina e Caraíbas.
·         Alguns Países Menos Desenvolvidos também atingiram feitos notáveis reduzindo cerca de 50% a taxa de mortalidade infantil desde 1990. Dentro destes destaca-se o Bangladesh, Butão, Bolívia, Eritréia, Laos e Nepal. Em Moçambique, na Mongólia, Etiópia e Niger também se registam dados muito positivos.
·         Ainda a que o progresso seja considerado lento, existe à escala mundial um ritmo de evolução na luta contra a mortalidade Infantil. E mantendo-se o ritmo actual, este objectivo do Milénio só se cumprirá em 2045 (30 anos após a data proposta).
·         Portugal apresentou uma taxa de mortalidade infantil em 2001 de 4,9%, esta que melhorou em 2005 para 3,5%. Portugal encontra-se nos primeiros lugares a nível mundial, com uma das taxas mais baixas, bem à frente de países como a Inglaterra e os EUA;

Contudo...

·         A taxa de sobrevivência das crianças varia significativamente entre países e também no interior de cada país e está fortemente relacionada com o rendimento e o nível de escolaridade da mãe:
o    As crianças que pertencem ao grupo dos países 20% mais ricos têm duas vezes maior probabilidade de sobreviver do que as crianças que pertencem ao grupo dos países 20% mais pobres;
o   As crianças que têm mães com instrução pelo menos ao nível secundário têm também duas vezes maior probabilidade de sobreviver do que as crianças de mães com um nível de escolaridade inferior.
o   Uma criança que nasça num país em desenvolvimento tem 13 vezes maior probabilidade de morrer antes dos 5 anos de idade do que uma criança que nasça num país industrializado.
·         Nos países empobrecidos, 9% das crianças morrem  antes de atingir os 5 anos.
·         A guerra e a pobreza estão na origem de todas as mortes: a maioria dos países onde uma em cada cinco crianças morre antes de atingir os 5 anos, sofreu um conflito armado desde de 1990.
·         A mortalidade infantil está directamente relacionada com a desigualdade de género: os filhos de mulheres sem formação têm pior qualidade de vida e correm maior risco de morrer

Se achas que este é o ODM mais importante, vota na barra lateral!

Sem comentários:

Enviar um comentário