terça-feira, 25 de janeiro de 2011

3ºObjectivo – Promover a igualdade entre os géneros e a autonomia da mulher

Meta: Eliminar as disparidades de género a nível da educação primária e secundária até  2005 e em todos os níveis de educação até 2015.
A igualdade entre os sexos é um Direito Humano e um dos Objectivos do Milénio.
A discriminação das mulheres está enraizada em muitas sociedades. Chegando a ser considerado algo normal e em muitas ocasiões este grave problema não é entendido como tal. Pensa-se que o natural é um estado de coisas que faz com que as mulheres estejam subordinadas aos homens, tenham menos direitos, cobrem salários inferiores por um mesmo trabalho ou possam ser agredidas pelos seus maridos.
Contudo, as mulheres são cruciais para todos os aspectos do desenvolvimento social e económico, mas muitas são impedidas de realizar o seu potencial. As mulheres empoderadas dão um contributo maior às suas famílias e sociedades, promoverem a educação dos filhos….. Deste modo, são uma força positiva e podem contribuir para a realização de todos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). As contribuições sociais e económicas das mulheres realçam os efeitos positivos exponenciais que as mesmas, quando instruídas, podem ter no desenvolvimento.

Desigualdade entre homens e mulheres: Quais as consequências?
Situação Actual ...
·         A diferença entre ambos os sexos no que se refere à educação primária tem vindo a ser reduzida sistematicamente desde 1980;
·         A presença da mulher na esfera pública aumentou significativamente nos últimos 20 anos.
·         As mulheres constituem a maioria da mão-de-obra agrícola a nível mundial e 60% das mulheres do planeta efectuam trabalho não remunerado ou mal pago na economia informal, o que as torna vulneráveis em termos financeiros e jurídicos. As populações mais marginalizadas são, por norma, as mais pobres – e dentro das mesmas, as mulheres, que representam a maioria entre os 1.2 mil milhões de pessoas que vivem com menos de 1.25 dólar/dia.

·         Apesar de uma maior participação parlamentar, as mulheres estão, ainda, longe de conseguir ocupar os níveis mais elevados do governo.


o   Em Janeiro de 2008, entre 150 chefes de estado, 7 eram mulheres e entre 192 dos chefes de governos dos Estados-membros das Nações Unidas, 8 eram mulheres.
o    De uma forma geral, apenas 16% dos cargos ministeriais de todo o mundo são atribuídos a mulheres.
o   Existem 13 países que não têm uma única representação feminina em posições governamentais.

Contudo...
·         Metade da população é constituída por mulheres.  70% das pessoas que vivem com menos de um dólar por dia são mulheres;
·         860 milhões de pessoas com mais de 15 anos, em todo o mundo, são analfabetas. Destas, duas em cada 3 são mulheres.
·         Em algumas regiões do globo como na África Subsariana ainda se verifica um alto índice de falta de escolarização;
 "Elas não querem ser como eles. Querem apenas os mesmos direitos"

Sem comentários:

Enviar um comentário