Meta 1. Reduzir para metade, entre 1990 e 2015, a proporção de população cujo rendimento é inferior a um dólar por dia;
Meta 2. Reduzir para metade, entre 1990 e 2015, a proporção de população afectada pela fome.
Combater a pobreza extrema e a fome é o primeiro dos Objectivos do Milénio.
Somos quase 6 mil milhões de habitantes neste planeta. 1,2 mil milhões de nós sobrevive em condições de extrema pobreza, isto é, vive com menos de um dólar por dia. Destes, 70% são mulheres. 6,3 milhões de crianças morrem de fome por ano e há 842 milhões de pessoas sub-nutridas no mundo.
A fome afecta um terço da população mundial. É uma vergonha para a humanidade que, no início do século XXI a fome e a pobreza sejam os problemas mais graves com que se confronta.
E desenganem-se aqueles que pensam que a fome é exclusiva dos países em desenvolvimento, pois nos países considerados “desenvolvidos” subsistem importantes bolsas de pobreza e enormes desigualdades
Principais razões
Situação Actual
· A fome é evitável. A capacidade que temos de produzir alimentos daria para alimentar o dobro da actual população mundial. Desde 1970 que a produção alimentar nos países em desenvolvimento triplicou.
· Desde 1990 que se verificaram progressos importantes na luta contra a pobreza e a fome em várias regiões do mundo. A percentagem de pessoas a viver em extrema pobreza diminui de cerca de um terço para menos de um quinto entre 1990 e 2004.
· Em 1990, 71 % da população mundial tinha acesso à água potável. Em 2000 já se tinha alcançado os 78%.
· As mulheres continuam a ser as mais afectadas pela pobreza.
Apesar destas melhorias:
Se achas que este é o Objectivo mais importante, vota na barra lateral: ODM 1
Sem comentários:
Enviar um comentário